Categories

A sample text widget

Etiam pulvinar consectetur dolor sed malesuada. Ut convallis euismod dolor nec pretium. Nunc ut tristique massa.

Nam sodales mi vitae dolor ullamcorper et vulputate enim accumsan. Morbi orci magna, tincidunt vitae molestie nec, molestie at mi. Nulla nulla lorem, suscipit in posuere in, interdum non magna.

Nasceu Francisco!

Sexta-feira, 8:36hs de uma manhã fria e nublada não ajudava em nada a lembrar que estávamos em plena primavera. Eu já estava pronto para ir para o trabalho quando escuto a Luzi me chamando no quarto.

– RÊ! (ouvi e fui para o quarto).

– A bolsa estourou… (completou ela, enquanto eu entrava no quarto).

Ela estava deitada de lado na cama e o líquido amniótico já tinha parado de sair, foi muito rápido! Nenhuma dor diferente e nenhum sinal de sangramento. As contrações começaram a aumentar o ritmo e a intensidade. Liguei para a Márcia, nossa obstetriz, disse o que aconteceu e ela já se pôs a caminho de nossa casa para examinar a Luzi.

Enquanto isso, com o aumento do número de contrações, começamos a marcar a hora e minuto em que aconteciam. Lá pelas 9:40hs horas, já estavam em 2 a 3 por minuto. Isso significava que o trabalho de parto já tinha começado!

Durante as contrações, dava a mão para a Luzi e ficava ao lado dela, pois as dores estavam ficando bem fortes e este foi o único jeito de deixá-la ciente de minha presença, de que ela não estava sozinha. Nos intervalos entre as contrações, desmotava a mesa da sala e abria caminho para onde seria colocada a banheira inflável.

Márcia chegou, examinou, viu que as contrações estavam firmes e ritmadas, deixou seu material de trabalho, inclusive a banheira para ser inflada mais tarde, e voltou para sua casa para acertar a logística familiar dela com o marido e filhos.

Ao sair, cruzou com a Hilda que chegava!

Tinha avisado a Hilda, mãe de minha sobrinha e enorme amiga, para vir para nossa casa, pois o nascimento poderia acontecer logo. Eu e a Luzi convidamos a Hilda para assistir ao parto em nossa casa, pois sentimos que estava faltando mais uma pessoa para testemunhar este momento único e tão importante para nós. Quase que instantaneamente ao constatarmos esta falta, a Hilda surgiu como resposta em nossas mentes simultaneamente. Era alguém que acompanhou nossa história, nos apoiou, compartilhou de sua vida conosco e permitiu um aprendizado mútuo. Também curtiu de modo autêntico, espontâneo e intenso a notícia da chegada do Francisco. Sem dúvida, ela precisava acompanhar a chegada do Francisco.

A limpeza e arrumação foi agilizada com a Hilda, que também ajudou com compressas de toalhas mornas e revesamento de massagens na Luzi nos momentos de contração.

Márcia voltou lá pelas 11:20hs. Achou melhor fazer o exame de toque e constatou já 7 cm de dilatação (foi o primeiro e único exame de toque de toda a gestação da Luzi, por volta das 11:40hs da manhã). Inflou a banheira e eu adaptei uma mangueira que vinha do chuveiro para encher a banheira com água morna. Assim que o nível de água foi suficiente, levamos a Luzi para lá. A água morna ajuda a relaxar e a diminuir as dores com as contrações.

Marcia acompanhando de perto as contrações da Luzi

Marcia acompanhando de perto as contrações da Luzi

De lá a Luzi só saiu com o Francisco nascido!

As contrações contiuaram e não eram fracas. Mas a intensidade das mesmas denunciavam que o trabalho de parto estava acelerado.

Às 16:25 o Francisco nasceu e eu o peguei, ainda dentro d’água. Tirei-o da água e a Márcia, que estava melhor posicionada, pegou o Francisco e o colocou nos peitos da Luzi. Pronto. Francisco estava entre nós, mas agora, com todo mundo do mesmo lado da barriga da Luzi: o de fora!!!! O sonho do parto na água aconteceu… alguns instantes sem palavras, onde tudo era apenas emoção. Lá estava eu, abraçando minha companheira e meu filho, já atento e com olhos pretos profundos, rosado e curtindo sossegadamente o aconchego do peito da mãe.

Estas foram algumas das palavras que a Luzi disse pertinho da orelha do Francisco, enquanto o acariciava, ainda na banheira inflável:

Francisco, ainda com o cordão umbilical, recém saído da água.

Francisco, ainda com o cordão umbilical, recém saído da água.

“Francisco, este mundo é bom… você vai gostar muito dele, como eu e o seu pai gostamos. Tem muita cachoeiras para você conhecer. Você vai comer muita coisa gostosa que o seu pai vai fazer para você…”.  Neste ponto eu já não me encontrava em condições de ver, ouvir, falar ou pensar. Só dava para agradecer.

Depois de alguns minutos cortei o cordão umbilical. É impressionante como é forte e fibroso.

Francisco: 3,190 Kg e olhos lindos. Em alguns minutos começou a mamar, já com a mamãe na cama do quarto, limpa e com a placenta expelida.

Luzi na cama, logo depois do banho parto.

Luzi na cama, logo depois do parto e de um banho merecido.

Houve laceração superficial, que não necessitou de pontos. Foi tudo perfeito! Depois do banho era impossível dizer que ela tinha acabado de dar a luz. Isso mesmo: DAR A LUZ! E pensar que, se dependesse de nosso primeiro médico, a cesariana teria acontecido há mais de 4 semanas atrás…

Francisco, já mamado, com sua primeira roupinha.

Francisco, já mamado, com sua primeira roupinha.

Muito a agradecer… à assistência dada pela Márcia e pela Priscila sobre o parto humanizado, desde antes da concepção do Francisco; Agradecer à Hilda que topou assitir ao parto e nos auxiliou pra caramba no dia; Aos amigos reais e virtuais que dedicaram palavras e pensamentos para o bem-estar da Luzi e do Francisco; À Luzi, mulher guerreira, companheira de vida, cuja clareza de pensamento, de discernimento e força de vontade permitiram que este parto acontecesse como desejávamos; e, finalmente, ao Francisco, que teve a coragem de nos escolher como pais e vir a este mundo, com todas as belezas e desafios, para cutir sua vida em nossa companhia. Obrigado.

47 comments to Nasceu Francisco!

  • Tacia Gonçalves

    Luzineti que lindo !!! Me emocionei e td uito magico

  • Alessandra

    Oi meu solzinho

    A tia Ale deu uma sumida mas não te esquece nem po um dia… esses meses a vida da tia tem passado por uma agitação além do normal e isso a tem feito não ter tempo nem pra deixar um recadinho pra sua mamãe.
    Hoje é domingo, foi um dia chuvoso mas ao mesmo muito quente, um dia tipico do verão brasileiro… com muito muito sol e muita muita chuva.
    O mundo tem passado por alguns problemas no clima, o qual tem feito algumas pessoas de perto e de longe chorarem, quando você estiver lendo isso, espero que a consciencia de cuidado com o meio ambiente tenha se ampliado e nenhuma pessoa no Haiti, São Paulo e no mundo sofra com os erros de um passado de descaso com esse presente de Deus que é nosso planeta.
    Solzinho, hoje é dia de evangelho no lar na casa da tia Ale, é um dia onde eu e minha mae lemos algum trecho do evangelho (Kardec) ou de outro livros de Chico Xavier (quando puder leia… são indicações de livros pra vida), e no evangelho de hoje pensei muito em você, nosso solzinho que tem uma vida linda pela frente e um imenso presente que é viver. A tia Ale vai deixar abaixo um dos trechos lidos no evangelho de hoje:

    ANTE O SUBLIME

    Emmanuel

    “Não faças tu comum o que Deus purificou”.

    – ATOS, 10:15.

    Existem expressões no Evangelho que, à maneira de flores a se salientarem num ramo divino, devem ser retiradas do conjunto para que nos deslumbremos ante o seu brilho e perfume peculiares.

    A voz celeste, que se dirige a Simão Pedro, nos Atos, abrange horizontes muito mais vastos que o problema individual do apóstolo.

    O homem comum está rodeado de glórias na Terra, entretanto, considera-se num campo de vulgaridades, incapaz de valorizar as riquezas que o cercam.

    Cego diante do espetáculo soberbo da vida que lhe emoldura o desenvolvimento, tripudia sobre as preciosidades do mundo, sem meditar no paciente esforço dos séculos que a Sabedoria Infinita utilizou no aperfeiçoamento e na seleção dos valores que o rodeiam.

    Quantos milênios terá exigido a formação da rocha?

    Quantos ingredientes se harmonizam na elaboração de um simples raio de sol?

    Quantos óbices forma vencidos para que a flor se materializasse?

    Quanto esforço custou a domesticação das árvores e dos animais?

    Quantos séculos terá empregado a Paciência do Céu na estruturação complexa da máquina orgânica em que o Espírito encarnado se manifesta.

    A razão é luz gradativa, diante do sublime.

    Não te esqueças, meu irmão, de que o Senhor te situou a experiência terrestre num verdadeiro paraíso, onde a semente minúscula retribui na média do infinito por um e onde águas e flores, solo e atmosfera te convidam a produzir, em favor da multiplicação dos Tesouros Eternos.

    Cada dia, louva o Senhor que te agraciou com as oportunidades valiosas e com os dons divinos…

    Pensa, estuda, trabalha e serve.

    NÃO SUPONHAS COMUM O QUE DEUS PURIFICOU E ENGRANDECEU.

    Livro Fonte Viva. Pelo Espírito Emmanuel. Psicografia Francisco C. Xavier

    É isso!

    Que papai do céu te proteja e te abençoe sempre
    Te tenho no coração desta existencia

    Beijo com carinho

    Tia Ale
    24/01/2010

  • Erika

    Queridos (hoje mais queridos ainda!) vizinhos… Sou do apto 21 e tive a honra de conhecer o Francisco e a heroína Luzi na garagem de nosso prédio enquanto acomodavam o lindo bebê no carro… Parabéns à mais linda família do nosso edifício! Admiro a coragem, a dedicação nos planos e a perseverança em mantê-los pensando somente no bem-estar do Francisco, o eterno “Raio de Sol” de vcs…
    Renato, Luzi e Francisco, que Deus continue iluminando a vida de vcs 3 todos os dias, em todos os momentos e que assim seja para sempre.
    Muitas felicidades!!!

  • Juliana

    Parabéns! Não poderia ser diferente!!! Muitas felicidades e saúde! Emocionante o parto!

  • Olás, Renato e Luzinete!

    Parabéns por esse momento que vocês ansiaram tanto e se prepararam tanto.
    Que esse acontecimento traga muita coisa boa pra vida de vcs e do Francisco.

    Agora só falta mostrar ele nascido né? rs

    Boas vibrações daqui do outro lado do mundo.
    Bem-vindo, Francisco!

  • Renata Laura

    Puxa! Fiquei até emocionada!
    Que lindo!

    Muita paz e saúde na vida de vc´s…

    Bjs
    Renata Laura

  • adriana

    Luz!!!
    Li o relato do papai Renato e ao final estava eu aqui emocionada, vendo as fotos e percebendo nas palavras dele o quão foi perfeito o momento que vcs idealizaram tanto.
    Estou feliz por vcs, pessoas q conheço pela tela do computador, mas pessoas pelas quais tenho um real sentimento de amizade e carinho.
    Que Deus abençoe essa família linda. Francisco é lindo e gorducho!!!

  • Carol

    Oii..que lindoo!fiquei emocionada lendo o dia que francisco nasceu!!

    Parabens que ele tenha muita saude! que seja mto feliz…e vcs tbm!

    Vc escreve muito bemm parece q eu estavlendo uma coluna em um jornal…parece historia de livro!!!

    Que sejam muito felizes!

    ele é lindo!

  • Gerardo

    Luzinete e Renato,
    Vocês acabam de passar pela experiência mais maravilhosa: a geração de uma vida e a recepção dessa pessoinha em forma natural. Parabéns pela chegada do Francisco e pala escolha desse modo de recebê-lo. Desejo que sejam tão felizes quanto sei que merecem. Que o amor que vocês sentem siga crescendo indefinidamente.
    Um grande abraço.
    Gito

  • Luzinete e Renato,

    não os conheço pessoalmente, mas voces são dois seres iluminados, e este relato de parto é o mais incrivel e calmo que já vi,

    Parabéns, o Francisco é lindo
    Ah! e quando quiserem conhecer lindas cachoeiras venham pra BH será um prazer recebe-los aqui

  • Sheilla

    Poxa, eu só conheço a Luzinete da lista, mas acompanhei o parto.
    Que Francisco seja um pouco mais de luz nessa familia iluminada de amor!
    Bem vindo, Francisco!

  • CELESTE LIMA

    OI, MEUS QUERIDOS!…
    QUE COISINHA MAIS FOFA E LINDINHA!!! MAS… ONDE JÁ SE VIU CHEGAR ASSIM TÃO TRANQÜILO E RELAXADO DEPOIS DA LONGA E ESCURA TRAVESSIA EM DIREÇÃO À LUZ?!!! ELE É ESPECIAL, VOCÊS SABEM…
    QUE O CÓSMICO OS CUBRA – OS TRÊS – SEMPRE, COM SEU MANTO DE PAZ, DE AMOR E DE PROTEÇÃO!…
    mIL BEIJOS PARA A FAMÍLIA!!!
    CELESTE

  • Desejamos aos três, todas as bençãos do Cósmico… Que a grande alegria desse momento sejam sempre presentes em suas vidas… Parabens Francisco por escolher um casal tão lindo para chamar de papai-e-mamãe…

  • Alessandra

    Francisco

    Você hoje dia 14/10/2009 as 15h23, fez a tia Ale chorar… no escritório e na frente de todo mundo que trabalha com ela… foi emocionante demais ler sobre a tua chegada ao nosso mundo.
    Pequeno, lindo e sereno… serenidade é a palavra que resume tua feição!
    Bem vindo a um mundo complexo e quase perfeito.
    Bem vindo a um mundo que espera a chegada de pessoas como você para torna-lo ainda melhor.
    Bem vindo a um mundo de oportunidades.
    Bem vindo a um mundo de escolhas.
    Bem vindo a um mundo de evolução.
    Bem vindo a um mundo que foi criado pra nos possibilitar aprendizado.

    Seja bem vindo Francisco

    Dentre muitas coisas, viva intensamente cada momento de oportunidade, viva e ame… ame incondicionalmente tudo e todos… simplesmente ame e viva em paz.
    Muito amor nesse coração
    Muita amor nesta linda e nova jornada!

    Papai e Mamãe do Francisco, parabéns por terem em suas vidas um Ser tão especial!

    Beijo enorme no coração desta linda família

  • Ricardo Galiardi

    Seja bem vindo, Francisco!

    Que Deus o ilumine, com muita paz, saúde e felicidade.

    Parabéns aos pais também!!!

    Um grande abraço.

  • Razzzuk!

    Aeeeeeee que bom!!! \o/
    Renato, muitas felicidades para esta “família” que nasce junto com o Francisco! E afinal, ele nasceu antes de eu viajar… vou trazer um presente do outro lado do mundo pra ele, mas vou ter que nesar o que agora… hehehe

    Tudo de bom para vocês, muitas alegrias, muitas fraldas e mamadeiras =P

    Abração!

    Razzzuk

  • Parabéns!
    Tive a honra de acompanhar parte da história de vocês, e só posso dizer que o nascimento lindo do Francisco foi muito merecido pela maneira consciente e responsavel com que vcs escreveram essa história.
    O relato está lindo. Vou agurdar ansiosa o da Luzi.
    Lindas as fotos!
    Nos vemos no proximo encontro de gestantes.
    beijos
    Katia

  • Marjorie Albuquerque

    Renato, Que depoimento lindo.
    Parabens aos pais! Muito amor e felicidade.

    Abraco,

    Marjorie

  • Jacqueline

    Parabéns!!!

  • Ercilia Canali

    Eu estou emocionada!
    Deus existe de verdade.

    Beijo carinhoso nos pais.

  • Parabéns pelo filhote, muita saúde, paz, amor e vidaaa para vcs.

    Luzi, pois é assim que conheço você, parabéns pela força e coragem.

    Francisco, SEJA BEM-VINDO garotão!

    Beijoca
    Luciana

  • Priscila Baptista

    Luziiiii, Renato!!!!!!

    Que criança linda!

    Parabéns pro Papai e pra Mamãe, lindooooooos!

    Parabéns pro Francisco, que ele tenha uma vida linda, cheia de realizações, cheia de saúde, cheia de sorrisos, e todinha desenhada por Deus!
    Vcs merecem toda felicidade do mundo: e terão!!!

    Estou muito feliz, muito feliz, Luzi!
    Vou visitar vcs muito em breve. Preciso conhecer esse meninão lindo que pode até ser meu futuro genro….rsrsrs
    Qdo eu planejar uma filha te aviso, viu…rsrsrs

    62.365.125 bjoks

  • Adriana Jungers Afonso Vicente

    Luzinete e Renato:
    Parabéns por esse momento mágico, estou sem palavras…
    Que Deus abençoe este anjinho na vida de vcs!
    Abraços
    Adriana

  • Renata

    Bem-vindo, Francisco!

    Parabéns mamãe e papai! Emocionante o parto… Mta saúde e paz, sempre!

  • Patricia

    Luzi e Renato, parabéns pelo lindo parto. Estou até sem palavras de tanta emoção.
    Passei o final de semana todinho pensando muito em vocês, estive ausente devido as aulas da pós graduação, mas com o pensamento aqui em vocês três.
    O Francisco é lindo!
    Muita saúde, paz, amor e leite!

    Beijos e abraços fortes.

  • Crisilda e Cia

    Olá!
    Finalmente quando tudo conspira para o BEM, TUDO termina e começa BEM.
    Que a VIDA do Francisco junto com a de vocês seja modificadora e complementar em todos os instantes… que cada choro seja um aprendizado, que cada dor receba um acalanto, que cada degrau seja subido no momento certo…tudo ao seu tempo.
    Parabéns é POUCO para este momento tão singelo, nobre, especial. Qualquer adjetivo aqui se torna fútil perto da grandeza do momento e da intensidade da emoção. Impossível descrever. Vivam e compartilhem este momento; sempre.
    E sempre que quiserem dividí-lo conosco, estaremos aqui!!!
    Contem com a gente!
    Beijos com carinho
    Cris, Mau Luiza e Théo.

    Francisco, um beijo com muito amor…..

  • Parabéns, Luzinete e Renato !

    O Francisco é lindo !

    Que os três sejam muito felizes !

    Muita harmonia, amor, felicidade e saúde !!

    Maria
    secretária da Loja Rosacruz São paulo

  • Aurea e Lino

    A melhor notícia dos últimos tempos. Nasceu aquele que é esperado com todo o nosso amor e a quem desejamos que seja muito feliz e cada vez maior entre nós, seus irmãos.
    Parabéns aos orgulhosos papais e parabéns especialmente à Luzi pela sinceridade de propósitos e coerência com que soube conduzir todo o processo desde a concepção.
    Muita paz, amor e luz a todos! Cromaat!

  • Hilda

    Este menino nem bem apareceu e já mudou em mim tanta coisa!!!!!Ainda estou muito sensível. Francisco, ver você chegar a este mundo foi uma das melhores emoções que tive. Foi muito de reviver o nascimento da Lucila, sua grande prima já grande. Seja bem vindo! Aqui você estará cercado de pessoas que se esforçam no bem e na verdade. Você escolheu por pais, pessoas que entendem que o amor é a energia mais poderosa que existe. Que esta energia te faça grande. Que te dê um coração forte e magnanimo. Que teu caminho tenha paz, justiça e retidão. Com muitoi amor, sempre, Hilda e Lucila

  • Kati

    Lindo e emocionante!!!
    Parabéns a vocês dois por lutare juntos por este momento tão especial.
    Muito leite e muita saúde !!
    Beijos,
    Kati – Curitiba

  • Parabens Luzi e Renato…
    Francisco é lindo…
    Muita saúde a este novo anjinho que acaba de nascer…
    que mamãe tenha muito leitinho para alimenta-lo como ele merece..
    felicidades…

    Paolah e Liviah

  • Caro Renato, Cara Luzi, Caro Francisco!!!
    Parabéns a todos vocês. Se tiver pego os dados corretamente (09/10/2009, 16:25), ele tem Ascendente Peixes e é uma criança muito especial, pois vem de outra família e escolheu nasceu entre vocês. É extremamente inteligente e ao mesmo tempo, doce. É ainda, um super chantagista emocional, especialmente com briquedos e amigos. Espiritualidade fortíssima!!! Parabéns para vocês!!! Francisco: seja muito bem vindo!!! Você será muito feliz entre nós, aprenderemos muito contigo!!! Abraços, beijos e paz

  • Max

    Caro Francisco

    Seja muito bem vindo!

    Te desejo uma vida repleta de alegrias e realizações, com muitas aventuras na companhia de grandes amigos. Como uma primeira dica: lembre-se sempre de ser atencioso e obediente ao seus pais, e permita que eles durmam bastante nesses seu primeiro ano de vida 😉

    Mande um forte abraço a Luzi e ao Rê,
    e espero poder te conhecer em breve!

    Um abraço carinhoso a você e toda sua família,

    Max

  • Solange

    Passando pra desejar muitas felicidades …
    E pode ter certeza que essa será uma nova fase maravilhosa na vida de vcs ….
    Parabéns Luzi e Renato …
    O Francisco é lindo ….
    Fiquei tb muitooo emocionada coma palavras do Renato ao narrar tudo …
    Vc são uma família linda …
    E muitooo iluminada tb …

    Beijos e felicidades ao três …

  • Parabéns anjo… Que o Francisco traga muitas alegrias, bjs… Dri…

  • Luzi e Renato,

    Parabéns pela chegada do Francisco. Trazer um bebê ao mundo é uma benção. Que o Francisco tenha muita saúde sempre e que a vida de vocês seja repleta de alegrias!

    Lindo o relato. Emocionantes as fotos. Parir em casa é maravilhoso.

    Uma longa lua de leite pra vocês!

    Beijos.

  • Parabéns ao casal e à equipe!
    Bênçãos e muito leite para o pequeno Francisco!

  • Ahhh

    Eu já sabia !!!
    Parabéns ao papai e à mamãe.
    Essa vitória é de vcs. Uma demonstração de que quando se tem a força das convicções nada pode nos interromper a marcha.

    Abraços
    Ric

  • Wanessa - Mãe do Mário

    Parabéns Luziiii!!!!

    Que Deus abençoe vcs!!!!

    Sabiaaa q ia ser tudo lindoooo, pq vcs fizeram tudo lindooo!!! o Francisco é menino LINDO, fofooo e abençoadoo por essa família perfeita que Deus entregou a ele!!!!

    teve mil vezes a palavra LINDO pq vcs merecem!!! AMÉM!!!

    Super beijooooooooooooooooooooooooos!!!

  • Parabéns, família!
    Vocês foram incríveis!
    Bem vindo, bebê!
    :O)

  • Claudia Jamal

    Parabéns!!!!!!! Felicidades para a família, fiquei emocionada e feliz, já torcia por vcs acompanhando pelo orkut o final desta gravidez. Curtam seu filhote.

  • Helena

    Renaaaaaaato e Lu Guerreira,

    Na agua! Em casa!
    Podem ter certeza que o Francisco nasceu no melhor ninho aquatico do mundo. Sinceramente, acho que a uniao de voces eh uma bencao e o Francisco completa esta familia. Que lindo que ele eh Lu, que coragem, que vontade. Parabens aos 3 pela atitude de realizar um sonho com tamanha determinacao. PARABENS LU, RENATO E FRANCISCO pelo familia. Francisco – seja bem vindoooooo e muita saude. Helena e Miguelzinho

  • Ana

    Parabéns!

    Foi tudo muito lindo!

    Felicidades e muita saúde pra toda família!

    Beijão

  • Heloiza

    Estou emocionada com a leitura do texto…, não tenho palavras…, sóm posso desejar FELICIDADES, MUITAS FELICIDADES!

  • Francine

    PArabéns a essa família linda!
    Inspirador, esse momento…

    Que vocês possam estar debaixo das bençãos de Deus constantemente, e o Francisco tenha sempre muita saúde e leitinho agora!

    Abração!

  • Renata Aléssio

    Parabéns Luzinete, parabéns Renato. O Francisco é muito lindo! Estou emocionada com as fotos e o relato. A natureza humana desabrochando intocada e respeitada. Maravilhoso…

  • Anne

    Tudo perfeito, tudo emocionante, tudo vibrante e cheio de vida. Parabéns a todos! Seja bem vindo, Francisco… como a mamãe disse, esse mundo é bom, vc vai gostar dele. E eu completo: tenho certeza que vc fará dele um lugar ainda melhor!

    Um forte abraço!