Categorias

Ultrassom Morfológico e Translucência Nucal!

Segunda-feira,13 de Abril,acordei muito ansiosa!  Era o dia do nosso primeiro Ultrassom Morfológico e exame de Translucência Nucal!

Nosso neném está agora com 14 semanas e é a “idade”de se fazer esses exames mais detalhados!

Marcamos para às 13:30 hrs no CDB (Centro de Diagnósticos Brasil),lugar que já conhecíamos e confiávamos no bom atendimento e profissionalismo!

Quando chegou nossa vez fomos levados para a sala de exame, em seguida o médico chegou e já começou o exame,o primeiro comentário dele foi:”Nossa Luzinete! Vc já está “bem”grávida!!”

Pelo ultrasson de emergência feito no Hospital São Luíz a duas semanas eu já estava tranquila sobre algumas coisas,sabia que o neném tem braços e pernas (vc não imagina o quanto esses pensamentos ocupam a cabeça da gente…),mas aquele exame foi feito muito corrido apenas para saber se o feto estava bem já que eu estava passando tão mal…

Este exame como eu já disse é muito mais detalhado,mostraria os orgãos internos dele,o sistema venoso,e o de Translucência Nucal mostraria possíveis doenças genéticas…

Daí a ansiedade…

Graças a Deus,tudo bem!!!  Nosso pequeno “gigante”está agora com 8,5 cm,coraçãozinho forte com 150 batidas por minuto,sistema venoso em ordem (neste exame dá pra ouvir o sistema venoso,sensacional!),o médico viu a bexiga,o estômago,tudo certinho!!!

Emocionante foi vê-lo colocando a mão na boquinha e mexendo a boca enquanto engolia,sim,pois nesta fase ele  já tem todos os movimentos de um feto de 9 meses,já engole,faz xixi,treina a sucção…É impressionante,pelo exame dava para ver ele engolindo!!

O exame de translucência examina o cérebro e o sistema nervoso central!  Como eu disse é o exame que indica possíveis doenças genéticas,como Síndrome de Down por exemplo.

Sobre isto acho que vale a pena falar um pouco mais,pois este exame foi alvo de uma profunda reflexão de nossa parte!

Já tínhamos ouvido falar neste exame,e coisas não muito positivas…

Sabemos que existem pessoas que se recusam a realizar este exame,alegam que ele não serve para nada a não ser para quem decide fazer um aborto caso descubra que o bebê tem Síndrome de Down!

O que acho importante compartilhar com todos são as reflexões que o Renato e eu tivemos,e dizer por que decidimos fazer o exame,e quem sabe,gostaria de oferecer uma outra visão da utilidade deste  exame!

Aborto nunca passou pela nossa cabeça em  nenhuma circustância,com Síndrome de Down,com problemas físico,teríamos o nosso neném de qualquer maneira,e o amaríamos da mesma forma.

Quando conversamos sobre fazer ou não o exame chegamos a conclusão que a única razão para não fazer seria medo da resposta…

Medo nunca foi nem é uma opção válida para eu tomar minhas decisões,e para o Renato também não.

E decidimos fazer o exame por que queremos ser ótimos pais para nosso neném,a muito tempo estamos estudando,aprendendo e preparando tudo para recebermos este bebê da melhor forma que pudermos.

Chegamos a conclusão que o que sabemos sobre síndrome de down é o que todo mundo sabe:QUASE NADA!

E decidimos que se por um acaso nosso neném tivesse a síndrome nós queríamos saber agora,pois assim teríamos pelo menos 6 meses para estudarmos,pesquisarmos,aprendermos,entrarmos em contato com pessoas mais experientes,ou seja,teríamos 6 meses para nos preparmos melhor para recebermos um bebê com necessidades especiais.

Para nós isto pareceu muito óbvio,afinal,sabemos que bebês podem ser estimulados desde os primeiros dias de vida,seria muito melhor aprendermos como ajudar corretamente nosso neném agora do que perdermos algum tempo depois que ele nascesse sem sabermos lidar direito com a situação!

Portanto esta foi a razão de desejarmos fazer o exame,o que nos motiva é a vontade de sermos os melhores pais que pudermos ser!

Claro que foi um alívio sabermos que está tudo bem,que nosso neném é perfeito e saudável!  Mas a vontade de estarmos tão prontos quanto possível para recebê-lo é nossa maior motivação!!!

E falar sobre este exame é também nossa tentativa de mostrar que existe sempre uma maneira mais bela,mais útil,mais suave de encarar as coisas!

1 comment to Ultrassom Morfológico e Translucência Nucal!

  • Mas Luzi e aí deu pra ver se é Clara ou Francisco?
    Estou aqui ansiosa pra saber o que é,pra qdo eu pensar e vcs eu já falar o nome dele ou dela.
    rsrsrs.
    Bom mas parabéns querida. Que Deus abençõe vcs sempre.
    Um bjão.
    Aguardo as notícias…

Deixe um Comentário

  

  

  

*